A nossa escola na nossa casa

RECONHECER E VALORIZAR AS APRENDIZAGENS

Em meados do mês de março fomos apanhados desprevenidos pela pandemia criada pelo COVID-19 e obrigados a repensar a escola em tempo recorde. Neste processo esforçado também envolvemos as famílias que de repente viram as suas casas transformadas em salas de aula adaptadas a uma nova realidade caracterizada fortemente, no início, por momentos de imprevisibilidade que pouco a pouco foi estabilizando num circuito que conduziu à aquisição de rotinas que ligaram a nossa escola a todos os nossos alunos.

No final do ano letivo, é tempo de refletir sobre o que fizemos neste período sem os alunos na escola e sem os professores à beira deles para os ajudar nas suas dúvidas, inquietações e incertezas.

Os alunos adquiriram novas aprendizagens, verdadeiramente essenciais, e ainda novas competências que nem sequer constam dos programas.

As inúmeras evidências que recolhemos comprovam que os nossos alunos são fantásticos e, também por isto, é essencial valorizar e reconhecer efetivamente esse desempenho para induzir mais motivação, e principalmente porque eles merecem.

A escola não parou porque a comunidade educativa foi capaz de unir esforços e definir o melhor caminho para superar as adversidades

Obrigado a todos!

Fica uma pequenina amostra do trabalho realizado.