No dia 23 de novembro, na Escola Prof. Carlos Teixeira, e no dia 24, na EB de Silvares, o grupo de Física e Química comemorou o Dia Mundial da Ciência, mostrando aos alunos que a Ciência está presente na nossa vida, até nos momentos mais deliciosos.

Para o efeito, associou o Chocolate à comemoração deste dia, evidenciando o papel da Química na sua produção, desde a fermentação das sementes de cacau até à cristalização do chocolate.

A base do chocolate é o cacau que é rico em substâncias químicas antioxidantes.

Estão presentes mais de 300 substâncias químicas no chocolate, algumas delas responsáveis pelo seu aroma e sabor deliciosos e também pela cor.

A associação do chocolate à comemoração do Dia Mundial da Ciência passou ainda pela produção de bombons, levada a cabo pelos docentes deste grupo disciplinar, para presentear todos os alunos do 3º ciclo, nos quais incluíram pensamentos e ideias de cientistas, tais como, Isaac Newton, Marie Curie, Albert Einstein, Antoine Lavoisier, entre outros.

É claro que os alunos adoraram a oferta, um bombom de chocolate negro delicioso que constitui um dos prazeres mais sublimes que temos na vida e que só existe graças à Química.