Comemorar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) é refletir, não só sobre alimentação saudável, regras básicas para uma boa alimentação, benefícios/malefícios dos alimentos, distúrbios/doenças alimentares, mas também sobre o Desperdício Alimentar versus Fome no Mundo.

Assim, a equipa PEPS considera que é também importante, consciencializar a população para a necessidade de adotar uma atitude alimentar responsável e sustentável, no sentido de contribuir para a redução do desperdício alimentar, uma vez que este acarreta um conjunto de consequências que afetam as nossas vidas. Temos de o reduzir. O desperdício alimentar tem impacto ao nível ético, económico, social, sanitário e ambiental.

Devemos estar conscientes que a sua redução constitui, também, um passo preliminar importante para combater a subnutrição a nível global. Enquanto uma parte do mundo desperdiça comida, a outra parte passa fome!

Um terço de toda a alimentação humana é desperdício. Assim, o controlo do que desperdiçamos é uma preocupação da Comissão Europeia, que definiu como meta, a redução de 50% do desperdício alimentar em 2020.

Neste sentido é-nos proposto, em todas as fases da cadeia alimentar, aplicar o princípio dos “3 Rs”: Reduzir; Reutilizar; Reciclar.

 Todos nós podemos fazer a diferença!

A Equipa PEPS

Dicas contra o desperdício alimentar