Clube + Ciência
O Clube + Ciência visa contribuir para o desenvolvimento da visão científica dos alunos, apoiando-se na conceção de novas experiências e atividades que possibilitem uma melhor integração e compreensão dos fenómenos do dia-a-dia. A sociedade atual exige cidadãos responsáveis, bem informados e capazes de intervir, de forma responsável, no meio que os rodeia.
O desenvolvimento da ciência e da tecnologia provocou não só modificações ambientais, sociais e económicas, mas também na forma de pensar e agir dos indivíduos e no seu papel na sociedade. Para que cada um de nós desempenhe um papel relevante neste mundo, em constante mudança, é necessário que sejamos capazes de resolver problemas, desenvolver projetos e intervir num forma crítica e bem informada. O desenvolvimento de competências na área das ciências é indispensável para a formação básica dos nossos alunos, dotando-os das ferramentas necessárias para virem a desempenhar um papel responsável e interveniente na sociedade.
Objetivos
- Despertar e desenvolver o interesse pela área científica;
- Mostrar que a Ciência está presente na nossa vida diária, podendo ser compreendida por todos de uma forma simples e acessível;
- Conhecer e interpretar fenómenos/acontecimentos;
- Explorar e desenvolver a capacidade crítica e científica;
- Contribuir para o desenvolvimento e divulgação científica;
- Conhecer e analisar, criticamente, implicações da ciência e da tecnologia na sociedade atual;
- Formar os alunos, possibilitando-lhes a aquisição de uma cultura científica;
- Promover a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem;
- Apoiar os alunos no processo de aprendizagem, nomeadamente na criação de hábitos de estudo e de rotinas de trabalho;
- Proporcionar aos alunos uma orientação educativa adequada, consonante com as suas aptidões, necessidades e interesses;
- Permitir momentos de estudo, esclarecimento de dúvidas e reforço dos conteúdos, no âmbito disciplina de Física e Química;
- Promover a utilização de pedagogias diferenciadas e formas diversificadas de organização dos alunos, permitindo um trabalho colaborativo entre pares;
- Potenciar um apoio mais próximo e individualizado, harmonizado em termos de ritmos de aprendizagem;
- Mitigar dificuldades manifestadas pelos alunos na utilização/exploração dos recursos digitais;
- Promover a participação e a preparação nas Olimpíadas da Química e/ou em projetos científicos;
- Promover a articulação com a Biblioteca Escolar;
- Desenvolver atitudes de persistência, rigor, gosto pela pesquisa, autonomia, cooperação e respeito pelos outros;
- Estimular a cooperação, o trabalho de grupo, a prática da autodisciplina, o prazer de aprender e de comunicar, elevando a autoestima dos alunos;
- Adquirir competências e práticas de recolha, seleção, interpretação, organização e apresentação de informação;
- Ocupar o tempo livre dos alunos através da concretização de atividades apelativas, com carácter formativo.
Um clube com mais vigor, agora também na net.
Aqui há Ciência (ver)
DESCOBRIR AS CIÊNCIAS NATURAIS
1 – CINELAB — CIÊNCIAS NATURAIS
OBJETIVOS
Despertar nos alunos:
— a curiosidade pelos fenómenos/acontecimentos relacionados com a Natureza.
— o desejo de querer aprender mais em relação aos fenómenos/acontecimentos da Natureza.
— o gosto/necessidade pela conservação da Natureza.
2 – ATIVIDADES EXPERIMENTAIS 5º/6º ANOS
OBJETIVOS
Aproximar os alunos das práticas experimentais;
Despertar nos alunos a curiosidade pela prática experimental;
Conhecer diferentes materiais de laboratório.
3 – UTILIZAÇÃO DE TABLETS NA SALA DE AULA
OBJETIVOS
Utilização de recursos tecnológicos.
Avaliação formativa de conteúdos das Ciências Naturais.
Clube de Programação e Robótica
2º / 3º ciclos
Clube de Robótica e Programação pretende proporcionar um ambiente de trabalho, onde os alunos têm a oportunidade de iniciar e aprender linguagens de programação, como também, construir e programar o seu próprio robot, controlando-o através de um computador com um software especializado. O aluno torna-se construtor de conhecimento, através da observação, da própria prática e do trabalho colaborativo
que surge entre professores e alunos.
Objetivos Específicos
• Programar em Scratch/Pictoblox/makecode e em Arduíno;
• Planear e desenvolver aplicações para smartphones ou tablets;
• Montar e programar robots utilizando os kits disponíveis na escola.
Matemática com Arte
3º ciclo
A Arte e a Matemática sempre andaram de mãos dadas, fazendo parte dos referenciais da vida dos seres humanos.
Criatividade, beleza, universalidade, simetria e dinamismo, são qualidades que frequentemente utilizamos sempre que nos referimos, quer à Arte, quer à Matemática, em que a beleza e o rigor são comuns a ambas.
Desde a pré-história que assistimos a manifestações culturais onde foram comuns as duas formas de comunicação. Muitas cavernas foram pintadas com diversas imagens, dentre elas, a representação de pinturas para efetuar contagens.
Ambas surgiram das necessidades humanas. No caso das Artes, surgiu como linguagem, como manifestação do homem em estabelecer formas de comunicação. Por outro lado, a ciência Matemática surgiu para resolver problemas de ordem prática do dia-a-dia.
As duas representam formas de pensar e interpretar o mundo que nos envolve e se traduzem em muitas mais relações à nossa volta, do que aquelas que habitualmente presenciamos.
Objetivos Específicos
– Estimular o gosto pela disciplina de Matemática, alterando a rotina da turma com atividades diversificadas, visando aumentar a motivação, concentração e aprendizagem dos conteúdos da disciplina.
– Promover o trabalho colaborativo e cooperativo (trabalho de pares e de grupos);
– Estimular a aprendizagem da Matemática através de recursos pedagógicos que despertem no aluno o interesse e o gosto pelo estudo da disciplina.
– Tornar visível aos alunos as pontes e os caminhos comuns entre as diferentes áreas do saber.
– Reduzir o insucesso escolar na disciplina de Matemática.
– Promover uma construção integrada dos saberes com recurso a uma aprendizagem ativa numa perspetiva interdisciplinar.
– Desenvolver as competências de pesquisa, avaliação, reflexão, mobilização crítica e autónoma da informação, contribuindo para alcançar o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
– Mostrar que a Matemática também pode ser aprendida de uma forma lúdica, através de jogos e desafios.
– Facilitar a assimilação e compreensão com o raciocínio lógico.
– Desenvolver capacidades para a aplicação dos conhecimentos em contextos matemáticos e não matemáticos.
– Potenciar a articulação dos conteúdos/aprendizagens essenciais com o contexto local e desenvolver formas de intervenção na comunidade.
– Desenvolver aprendizagens significativas através de metodologias diferenciadas que privilegiam o trabalho de grupo, a autonomia, a iniciativa, o espírito crítico e criativo e uma maior intervenção do aluno no seu processo de ensino-aprendizagem.
-Fomentar uma cultura de responsabilidade e partilha.
– Envolver o aluno na construção do conhecimento de forma positiva, no sentido de estimular o gosto pela aprendizagem Matemática e pela escola.
– Desenvolver a motivação para “o saber fazer” e demonstrar esses saberes através da consecução de atividades concretas, partilhando-as com a comunidade.
– Aumentar a motivação dos alunos através da concretização das suas ideias projetos.
– Promover a valorização da escola e as aprendizagens nelas realizadas.
– Consciencializar o aluno para o seu papel enquanto cidadão global, com responsabilidade na conservação do planeta e na defesa do bem-comum.
– Promover uma maior inclusão, igualdade de oportunidades, encontro de culturas e respeito pelo património, de acordo com o Decreto-lei nº 54/2018, de 6 junho.
– Contribuir para a formação de “alunos-cidadãos”, munidos de múltiplas literacias, que lhe permitam analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, decisões fundamentadas, livres, autónomos, responsáveis e conscientes de si próprio e do mundo que o rodeia.
– Promover a interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e articulação curricular entre as várias disciplinas e áreas curriculares;
– Melhorar os ambientes de aprendizagem e reduzir a indisciplina;
– Reunir condições para que, o currículo possa ser concretizado numa verdadeira lógica de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
– Potenciar o trabalho colaborativo das equipas pedagógicas; – Melhorar os ambientes de aprendizagem.
– Envolver o aluno na construção do conhecimento de forma positiva, no sentido de estimular o gosto pela aprendizagem e pela escola.
– Articular com o projeto nacional Eco-escolas.
– Melhorar os resultados das disciplinas envolvidas.
– Diversificar estratégias, de forma a aumentar a motivação dos alunos para as disciplinas e, genericamente, para a importância e relevância da matemática.
– Promover a relação professor-aluno como elemento facilitador da aprendizagem;
– Aumentar a qualidade de trabalho interdisciplinar e colaborativo dos professores.
– Promover o gosto pela disciplina de Matemática.
– Promover o ensino de pares, desenvolvendo um trabalho cooperativo e colaborativo entre professores e entre alunos.
– Estimular a capacidade de argumentação em diferentes realidades.
Atividades previstas
1º período – Matemática e o Natal
2º período – Matemática dos Azulejos
3º período – Math City Map