Atualmente, a literacia informática e o pensamento computacional são, entre outras, consideradas competências essenciais que os alunos devem desenvolver e aprofundar.
A programação é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento das capacidades de resolução de problemas e raciocínio lógico mas vai mais além, já que obriga ao desenvolvimento de competências transversais como a capacidade de conceção, planificação e implementação de projetos, competências essas, de resto, fundamentais em diversas situações do dia-a-dia escolar, pessoal, e certamente, no futuro profissional dos alunos. Desta forma, a sua integração no ensino básico, assim como em idades precoces, é considerada fundamental.
Neste sentido, para além das atividades desenvolvidas, os Clube de Programação e Robótica da Escola EB 2,3 Carlos Teixeira e EB Silvares/S. Martinho, participaram, entre os dias 7 e 9 de abril, com alunos do 8º ano das turmas C e A-S, no evento pedagógico “Roboparty 2022”, que decorreu na Universidade do Minho em Guimarães – no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, promovido pela CIM do Ave, nomeadamente no Projeto Aprender Robótica, para ensinar a construir robôs móveis autónomos, de uma forma simples e divertida.
Os alunos demonstraram-se bastante empenhados, participativos, revelando um espírito de colaboração e de responsabilidade, pelo que é de salutar o sucesso do trabalho desenvolvido.
A todos o nosso muito obrigado!