O projeto RespACT Your Peer, Don’t Bully, Be FRIENDLY – ACT FRIENDLY, no âmbito do programa Erasmus, tem como objetivo principal consciencializar a comunidade educativa para a problemática da violência entre pares, conhecida como bullying, em contexto escolar. O bullying é um “monstro” que diminui a autoestima, torna as crianças inseguras, solitárias, propensas a depressões e, em casos extremos, pode levar ao suicídio.

Pretendemos alertar e sensibilizar alunos, professores e pais para a violência que cada vez mais prolifera nas escolas e que tanto influencia negativamente a autoestima dos alunos, de modo a tornar a escola num verdadeiro local de inclusão.

Teatro, desporto, escrita, desenho, são algumas das áreas já envolvidas nesta campanha antibullying que pretendemos seja de todos. Chegou a vez da música.

Queremos usar a música para consciencializar todos os alunos para que travem o bullying, para que façam pressão, alertando quem faz bullying para o errado e para as consequências dos seus atos, pressionando quem o testemunha a denunciar e dando força a quem é vítima, consciencializando-o de que, com ajuda, se pode acabar com a situação.

Desafiamos todos os alunos: “Luta contra o bullying a cantar!” – escreve uma letra original, adapta-a a uma música já existente ou cria a tua própria música.

Participa no concurso “Quem canta, o bullying espanta” e sê mais um nesta campanha. Consulta o Regulamento (disponível na página da escola, nas vitrinas de divulgação de informação e/ou na reprografia) e inscreve-te, sozinho ou com os teus amigos.

O combate ao Bullying não é uma tarefa de um dia nem de algumas pessoas. É uma tarefa de todos os dias e de todas as pessoas.