5 de outubro de 1910, uma data transformadora!

 

Foi há 114 anos, inícios de outubro, num dia chuvoso e frio, uma parte da armada e do exército pega em armas na capital e revolta-se contra o rei D. Manuel II e a monarquia, apoiados por milhares de populares, desejosos de mudanças, andavam descontentes devido às más condições de vida e de trabalho, 8 em cada 10 portugueses não sabia ler nem escrever, o país tinha falhado a revolução industrial e importava quase tudo, apesar de ser a quinta potência colonial do mundo. Portugal apresentava atrasos e fragilidades impensáveis num país da Europa ocidental. Em menos de 72 horas, uma revolução em marcha coloca um ponto final em 767 anos de monarquia. Surgia, assim, a sexta república mais jovem do mundo depois de São Marino, França, Suíça, Brasil e Estados-unidos da América!

Conscientes da importância da data e sensibilizados pelos seus professores de História ( 3º ciclo) e de História e Geografia de Portugal,  os alunos das turmas dos 6º e 9º anos da sede do agrupamento e da escola básica de Silvares a que se juntaram turmas do 7º e 8 anos, realizaram trabalhos de diversa índole invocativos da efeméride, usando os mais variados materiais, patentes no espaço da biblioteca e no átrio do bloco B desde o dia 7 do corrente, os quais podem ser visitados até dia 15 de outubro.

A exposição pretende que acontecimentos impactantes como estes, não caiam no esquecimento porque “somos o que somos”, pelo que também fomos capazes de ser ou de fazer no passado. Esta exposição bem merece ser visitada por mil e umas razões!

Os grupos de História (3º ciclo) e de História e Geografia de Portugal (2º ciclo) deste agrupamento.