No dia 30 de janeiro, assinalou-se em todas as escolas do Agrupamento Professor Carlos Teixeira, o Dia Escolar da Não Violência e da Paz. Esta data, assinalada mundialmente, foi escolhida por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.

 

A escola tem uma grande função nesta tarefa de educar para a paz e para a não-violência. Não há soluções mágicas, mas existem mecanismos que permitem pensar e resolver conflitos de forma diferente e que promovem a cultura da paz. É importante perceber que o conflito está presente de forma constante na nossa sociedade como uma manifestação da diversidade de interesses, culturas e necessidades. Assim, a tolerância, a solidariedade e o respeito pela diversidade devem ser estimulados, sendo temas de trabalhos em grupo e projetos.

A pensar nisso, a nossa comunidade educativa uniu-se, levando a cabo uma sensibilização para valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência. Os alunos tiveram oportunidade de visualizar e explorar um pequeno filme sobre a importância de aceitarmos as diferenças uns dos outros. Leram poesias, fizeram pinturas, cantaram e escreveram frases sobre a paz.

Publicamos algumas evidências do trabalho desenvolvido e aproveitamos para pedir desculpa por não ser possível publicar todos os trabalhos que, tão generosamente, partilharam connosco.

O sucesso da atividade só foi possível graças à colaboração e ao envolvimento de todos, a quem deixamos o nosso agradecimento.

A Coordenadora do PEPS

Sandra Pinheiro