No dia 30 de janeiro assinalou-se em todas as escolas do Agrupamento Carlos Teixeira, o Dia Escolar da Não Violência e da Paz. Esta data, assinalada mundialmente, foi escolhida por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.

O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência. Fomentar a comunicação entre todos, impedir situações de bulling e incrementar a amizade são preocupações deste dia.

A nossa comunidade educativa vestiu-se de branco, levando a cabo uma sensibilização para valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.

Pelas 11:00 fez-se um minuto de silêncio pela Paz.

Seguidamente foi projetada e ouvida, em todas as salas de aula a música “A Paz” do grupo musical “Roupa Nova”. Foi plantada uma oliveira em cada escola do agrupamento, junto da qual foram colocadas pombas brancas (feitas com material à escolha). Foram ainda distribuídos marcadores de livros com as seguintes mensagens: “A Paz é harmonia e união.”; “Quem promove a Paz promove o amor e a amizade!”.

Foi um dia mágico, em que a Paz foi o mote para a reflexão e em que as escolas do Agrupamento se vestiram de branco e alegria.

 

O sucesso da atividade só foi possível graças à colaboração e ao envolvimento de todos, a quem não podemos deixar de agradecer vivamente.

 

A Coordenadora do PEPS

 

Sandra Pinheiro

Atividade na escola de Campo - S. Gens

Atividade na escola da Serrinha

Alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem também assinalaram o Dia Escolar da Não Violência e da Paz

No dia 30 de janeiro os alunos do CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem) assinalaram o Dia Escolar da Não Violência e da Paz com atividades variadas. Começaram uns dias antes a elaborar umas pombas, para decorar as oliveiras da escola e a sala; vestiram camisolas brancas no dia e ainda, receberam na sala amigos do 1º ciclo com uma pomba e com uma rola. Foi uma partilha muito interessante e desejam Paz a toda a comunidade educativa.