A educação para os direitos humanos é a chave para lutar contra as causas profundas de injustiça em todo o mundo.  Quanto mais as pessoas sabem sobre seus direitos, e os direitos do outro na sociedade, melhor preparadas estão para protegê-los.”

Salil Shetty, Secretário-Geral da Amnistia Internacional

A 10 de Dezembro assinala-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Um dia importante para todos os que respeitam e defendem a dignidade humana, uma vez que este foi e continua a ser, um instrumento de referência na defesa dos direitos humanos de todos.

Nesta data, o nosso agrupamento organizou um conjunto de atividades de comemoração que culminou na decoração de uma Árvore de Natal sustentável. Estas atividades tiveram como objetivo o conhecimento dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e incentivar os alunos a melhor compreender e valorizar os DH e a responsabilizarem-se pelo seu respeito, defesa e promoção.

Assim, na disciplina de Cidadania e desenvolvimento e na Educação Especial, os alunos da Escola de Silvares e da Escola Carlos Teixeira criaram estrelas de natal com os Direitos Humanos. Os alunos das turmas A, B, C e D do 8ºano da Escolas Carlos Teixeira, aliaram-se à decoração da árvore de Natal, construindo ornamentos diversos (bolas, sinos, fitas, estrelas, …) utilizando materiais reciclados.

Promover o debate sobre os Direitos Humanos na Educação para a Cidadania significa promover o desenvolvimento da consciência cívica e dos valores.

Significa “Educar a Mente, mas também o coração!”.

A equipa agradece a todos os que colaboraram na atividade.

A Coordenadora do PEPS

Sandra Pinheiro