A 27 de janeiro, assinala-se anualmente o dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

Assinalar os 77 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz e consciencializar a comunidade educativa para a responsabilidade gigantesca de preservar e enobrecer as histórias de vida dos sobreviventes do Holocausto, sinónimos de resiliência e esperança, foi a proposta lançada na disciplina de História aos alunos do 9. º ano.

Todos abraçaram a causa, conscientes da sua carga histórica e moral e inspirados pela visita à exposição “Anne Frank – uma história para hoje”, patente na Biblioteca da Escola Professor Carlos Teixeira.

As reflexões sobre o tema vão muito para além do estudo de factos históricos. São uma forma de promover o pensamento crítico sobre os direitos humanos, sobre as questões de justiça social contemporâneas, sobre os perigos de permanecermos calados, apáticos e indiferentes à opressão e ao preconceito em relação aos outros.

Na defesa dos valores da igualdade, da liberdade, do respeito e da inclusão é importante combater a intolerância, a xenofobia, o racismo e a discriminação.