Uma das grandes preocupações que existe hoje é a de que o ser humano esteja a provocar o desaparecimento de muitas espécies num curto espaço de tempo, o que poderá conduzir à redução drástica da biodiversidade, tornando a Terra mais sujeita a alterações ambientais e até ao risco da sua própria extinção!

 

O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado no dia 22 de maio. O dia visa alertar a população para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica.

Estima-se que existam no planeta perto de oito milhões de espécies animais e vegetais. Um milhão está ameaçado de extinção, “muitas dessas espécies nas próximas décadas”. Espécies de plantas e animais são extintas atualmente pelo menos mil vezes mais rápido desde quando os humanos começaram a habitar a Terra. Segundo um novo estudo, o mundo está à beira de uma próxima grande extinção – a primeira “extinção em massa” da responsabilidade do Homem.

O Grupo 520 (Ciências Naturais), em articulação com o Projeto Eco-Escolas, propôs a Comemoração deste dia, através da visualização de um vídeo com um guião de exploração, que foi aplicada em todos os níveis de ensino.

A propósito deste dia, vários foram as iniciativas desenvolvidas, nomeadamente por alguns docentes do 2.º ano que enviaram aos alunos uma atividade para realizar sobre a importância das abelhas na preservação das diversas espécies. Após um diálogo sobre o que é a Biodiversidade e a importância da conservação das espécies os alunos realizaram alguns trabalhinhos de Expressão Plástica.

O grupo de docentes do 1.º ano de escolaridade tem vindo a desenvolver várias atividades nesta área, por exemplo o Dia Mundial das abelhas (20 de maio) e a próxima será o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), com várias atividades planeadas (vídeos, canções, desenhos, conselhos…)

A turma CTX2 do 1.º ano comemorou a data visualizando o vídeo “Biodiversidade somos nós”, um vídeo mais simples e de acordo com as idades dos alunos deste nível de ensino. Aqui fica o link do vídeo que foi uma proposta escolhida pelas docentes titulares de turma do Conselho de Ano – 1.º ano.

https://youtu.be/OBQcpTkSOag  

Esperamos que esta atividade seja mais um contributo para agitar as nossas consciências e mudar velhos hábitos e comportamentos negativos para o ambiente e as espécies!

Visitem aqui o Museu da biodiversidade do nosso agrupamento onde se encontram alguns registos de trabalhos…

https://www.emaze.com/@AOZQWRCQR/dia-internacional-da-biodiversidade

 

O Grupo 520 Ciências Naturais