O Agrupamento de Escolas Prof. Carlos Teixeira quis sensibilizar a comunidade educativa para a importância dos cuidados de saúde como formulário para uma vida mais saudável, pois, por tão simples que eles possam ser, serão sempre importantes para ganharmos consciência, desde cedo, da necessidade de cuidar de nosso corpo.

Para comemorar esta data e relembrar a importância de seguir hábitos saudáveis no dia-a-dia, coube à equipa do PEPS (Projeto Escola Promotora de Saúde) levar por diante diversas atividades dirigidas aos alunos e restante comunidade educativa do nosso agrupamento, e que aqui destacamos.

As atividades foram diversas, atrativas e mobilizadoras de diversas entidades e intervenientes que responderam de forma positiva às propostas que lhes foram colocadas.

Desde já agradecemos toda a colaboração e disponibilidade:

à Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Fafe

ao Grupo de Educação Física

à profª Filipa/Pipa

à profª Dalila Ramos

 

A Coordenadora do PEPS – profª Sandra Pinheiro

  • Palestra sobre a importância do sono

algumas turmas de 7ºano assistiram a uma palestra sobre a influência do sono sobre a nossa saúde. Esta palestra, dinamizada pelo Enfermeiro Rafael Leite, do Centro de Saúde de Fafe, pretendeu informar acerca dos benefícios de uma boa noite de sono ao nível do bem-estar físico e mental, ajudando a lidar com a ansiedade e o stress. Para além da informação recebida, foi realizada uma sessão de relaxamento conjunta permitindo que os nossos alunos pudessem experimentar uma das várias estratégias que podem ajudar a melhorar o sono e a saúde.

  • Rastreio de avaliação de risco para a Diabetes -“Não à Diabetes! Desafio Gulbenkian”

Este rastreio foi feito através da aplicação de um questionário por elementos do Centro de Saúde de Fafe, sendo os casos de risco detetados posteriormente contactados pela respetiva Unidade de Saúde Familiar para completar informação e seguimento em consulta. O “Não à Diabetes! Desafio Gulbenkian” tem como objetivos não só a identificação de pessoas que desconhecem ter a doença mas também evitar que os indivíduos com elevado risco desenvolvam a doença, intervindo através de um plano específico de prevenção dirigido à promoção da saúde e à adoção de estilos de vida saudáveis (alimentação e atividade física). Esta atividade foi aberta a toda a comunidade educativa, incluindo professores, pais e encarregados de educação.

  • Teatro de fantoches -“Princesa de Dentes Branquinhos”

Os alunos do Pré-escolar e 1º ciclo de da escola de Silvares assistiram ao teatro de fantoches (turma a turma) e realizaram um trabalho prático com a Equipa de Saúde Escolar para reforçar a mensagem do conto. Este trabalho prático incluiu o jogo dos alimentos, que chamava a atenção da importância de uma boa alimentação e da higiene oral/escovagem para a saúde oral.

  • Atividade física desportiva conjunta

O grupo de educação física em parceria com o PEPS (Projeto de Educação e Promoção da Saúde), comemoraram os dias Mundial da Saúde e da Atividade física com uma atividade desportiva conjunta, uma vez que para manter a saúde em dia, a prática de exercício físico é um dos grandes aliados nesta conquista. Embora o estado do tempo não tivesse permitido que todos os alunos participassem, fica a promessa da repetição desta atividade ainda este ano letivo.

“A Escola Promotora de Saúde não deve ser considerada só como um projeto mas sim como um processo a longo prazo, facilitando um melhor desenvolvimento escolar e bem estar”
Vivian Rasmussen