No passado dia 8 de maio, na Universidade do Minho, a turma 5.º F conquistou o 2.º Lugar, categoria de 2.º ciclo, no Concurso intermunicipal de Ideias – Escolas Empreendedoras IN.AVE (2018/2019), promovido e organizado pela Comunidade Intermunicipal do Ave e pelo Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania.

No âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, este projeto foi concebido com o propósito de se criar um conceito diferente em que a vertente social e ambiental permanecem de mãos dadas.

Assim, pretende-se apoiar os alunos mais carenciados da nossa escola e região, através da criação de um fundo escolar, para o qual serão canalizadas parte das nossas receitas. Este fundo pretende servir de complemento às ajudas sociais existentes, para auxílios alimentares, de vestuário, entre outros.

Aliada a esta vertente social, emerge também a vertente ambiental, sobre a qual a empresa produz velas e sabonetes com recurso a reutilização de óleos alimentares, diminuindo o seu escoamento nas tubagens das nossas casas e contaminação do nosso ecossistema.

A todos os Professores intervenientes, Encarregados de Educação e aos nossos parceiros, nomeadamente o Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira e a Câmara Municipal de Fafe, fica registado o caloroso agradecimento da turma por terem contribuído para o sucesso da Empresa CenToXeiro que tem sede «na escola de que eu gosto”.