No dia 17 de janeiro de 2020, as turmas do 6ºAS e 6ºBS, no âmbito do projeto DAC “Experimentar para Conhecer”, deslocaram-se à vila do Arco de Baúlhe, Cabeceiras de Basto, para conhecer um lagar de azeite. Puderam ver todo o processo de produção do azeite para posteriormente trabalharem no subtema do projeto: “Experimentar fazer azeite aromatizado”.

Durante a visita renovaram o conhecimento sobre a tradição do azeite, enquanto gordura saudável para a dieta humana.  Tiveram a oportunidade de observar como se produz o azeite de forma tradicional, desde a receção da azeitona até ao embalamento do mesmo.  À medida que a visita decorria, foram colocando questões e esclarecendo as suas dúvidas relativamente a todo o processo que “encantou” miúdos e graúdos.

Ainda foi possível uma visita guiada ao Museu Ferroviário de Arco de Baúlhe. Este ocupa as antigas instalações utilizadas para estacionamento de material circulante, junto à Estação Ferroviária de Arco de Baúlhe, que foi términus da Linha do Tâmega.

Os alunos puderam observar veículos representativos de seis companhias de caminhos de ferro oriundos de PortugalBélgicaInglaterraFrança e Alemanha, uma locomotiva a vapor de 1908 e ainda um comboio histórico, composto por dois salões de direção, onde viajou o Rei D. Carlos I.