Projeto Alimentação Saudável: Lanches Escolares Saudáveis -“A Lancheira da Rita”

A equipa de saúde escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade Fafe Saúde, está a desenvolver, desde o ano letivo anterior, um projeto de educação alimentar, intitulado “A Lancheira da Rita”, junto das crianças do 1º ciclo e pré-escolar das escolas do nosso agrupamento.

Este projeto pretende desenvolver/dinamizar atividades de promoção duma alimentação saudável nas crianças do pré-escolar e 1ºciclo. Promovendo o conceito de lanche saudável, e incentivando à adoção de comportamentos alimentares saudáveis em casa e na escola.

Durante uma semana, os alunos, com a colaboração dos professores, fizeram um registo dos lanches da manhã e da tarde. A equipa de saúde escolar da UCC Fafe Saúde fez a análise desses registos e apresentou os resultados à comunidade escolar, pais e encarregados de educação, a quem foi distribuído um folheto com o que dizem ser as “normas” de um lanche saudável. Através de uma linguagem adaptada ao imaginário das crianças, em jeito de peça de teatro, a equipa de saúde escolar da UCC Fafe Saúde visitou as salas de aula vestindo a pele da ‘Doutora Frutamina’, incentivando os alunos a terem uma alimentação saudável. Posteriormente foi feito um novo registo dos lanches, que foi analisado e novamente apresentado. No final, todas as crianças envolvidas no projeto “A Lancheira da Rita” receberam um diploma de participação.

Após intervenção com as crianças e a sensibilização aos pais, os resultados foram muito positivos. O empenho e a colaboração dos pais /encarregados de educação, dos professores e da comunidade educativa traduziram-se em ganhos em saúde… no presente e no futuro, para estas crianças e suas famílias… Pretendemos manter estes bons resultados, pelo que aos pais /encarregados de educação pedimos para diariamente prepararem um lanche saudável (pão, leite/iogurte e fruta), pois assim contribuem para a saúde dos vossos filhos… e a saúde será sempre a sua melhor e mais valiosa herança! Agradecemos a todos: técnicos de saúde, pais, professores e comunidade educativa o empenho generoso que demonstraram… na certeza de que se continuarmos a trabalhar juntos estaremos a promover a saúde das nossas crianças.

No início do próximo ano letivo, será feita intervenção turma a turma com sensibilização para manterem lanche escolar saudável e aplicação de “mapa semáforo mensal” de registo lanches por turma para dar continuidade e reforço positivo ao comportamento alimentar de lanches saudáveis.

Um agradecimento pela colaboração e disponibilidade à Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Fafe

A Coordenadora do PEPS

Sandra Pinheiro