Serviço Psicologia e Orientação

Serviço Psicologia e Orientação

Horário



Bibliotecas

Bibliotecas

A Biblioteca existe para que toda a comunidade escolar possa consultar documentos, proceder à leitura de livros, jornais e revistas, a utilizar os meios audiovisuais/informáticos disponíveis, estudar e ocupar os seus tempos livres.

Horário da Biblioteca


EB 2,3 Prof. Carlos Teixeira

Horário

quarta-feira: 
8h30 – 18h00
 
segunda-feira, terça-feira, quinta- feira e sexta-feira:
8h30 – 17h30  

 

Endereços úteis:

Blog da Biblioteca CTX

EB 2,3 de Silvares

 

2ª a 5ª feira

8h30 – 17h00

6ª feira

8h30 -13h10

 

 

Endereços úteis:

Blog da Biblioteca de Silvares

Site das bibliotecas CTX – entrar


Reprografia Papelaria

Reprografia e Papelaria

Horário


EB 2,3 Prof. Carlos Teixeira

Regulamento para utilização de cacifos - EB Prof. Carlos Teixeira

Ver regulamento (ver)


Refeitório

Refeitórios

É na escola que os jovens passam um elevado número de horas, sendo portanto aí que realizam uma parte substancial das refeições. Por isso, existe a preocupação para que a oferta alimentar esteja de acordo com os princípios da alimentação saudável.

Horário do Bar



O refeitório escolar é, provavelmente, o local onde a oferta alimentar está mais de acordo com os preceitos da alimentação saudável.

Horário do Refeitório

A refeição escolar é um serviço indispensável à promoção da saúde de crianças e jovens, de acordo com as orientações alimentares que façam da escola ”um espaço único para intervenções preventivas e para estabelecer comportamentos saudáveis que contribuirão para uma vida longa com saúde”[1].

De acordo com estes princípios, o Ministério da Educação, anteriormente, e, agora, o Município disponibilizam nas escolas um serviço que se pretende que satisfaça as necessidades dos nossos alunos.

Acontece que nem todos os utentes ficam satisfeitos com este serviço. Culpa-se, então, a entidade que contrata o serviço, a empresa que o presta, a escola onde se servem as refeições. Sem desculpar o que por ventura possa correr menos bem, é importante que todos possamos partilhar e acompanhar os hábitos alimentares ajustados a um estilo de vida saudável, em concordância com a Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola.

Temos consciência de que entre os mais novos as dificuldades de adaptação acrescem, tal como, com certeza, acontecerá em casa nestas idades. E a resposta é dizer, muitas vezes, que não gostam. É o peixe, é o pouco sal, é a fruta, é a sopa. São diversas as desculpas que nos dão. São os gostos, os sabores, os hábitos alimentares que vão condicionando o que “comemos com os olhos”, mesmo quando a refeição é nutricionalmente equilibrada e variada.

Sabendo nós que o refeitório não é um restaurante, certo é que há princípios que têm de ser cumpridos:

– O refeitório escolar é uma medida de ação social escolar;

– A alimentação escolar visa promover a saúde de crianças e jovens;

– Os almoços escolares pretendem-se variados;

– A escola tem o dever de promover formas tradicionais de culinária;

– As refeições escolares devem seguir os princípios nutricionais de redução de nutrientes reconhecidos como prejudiciais;

– O refeitório escolar deve ser um local de aprendizagens não formais;

– O refeitório escolar deve ser um espaço seguro;

– A oferta alimentar disponível nos refeitórios escolares deve ser amiga do ambiente.

Atendendo às críticas que, por vezes, vêm a público, estamos disponíveis para esclarecer as situações que considerem de maior desagrado.

Aproveitamos para solicitar a colaboração dos encarregados de educação para desmarcarem as refeições nos dias em que prevejam que os respetivos educandos não possam almoçar nos nossos refeitórios. Mesmo que seja apenas para ir almoçar a casa, porque não gosta da refeição nesse dia, ou porque é essa a vontade dos pais. Para isso deverão aceder à plataforma onde fazem as respetivas marcações e alterar o dia em que a refeição está assinalada. No caso das EB de Silvares e Prof. Carlos Teixeira, os alunos poderão fazê-lo no respetivo quiosque ou no serviço da papelaria. Assim, evitar-se-á desperdício alimentar, que não trará custos para as famílias e para o Estado.

Estamos certos de que podemos contar com a vossa colaboração.

[1] A alimentação escolar em Portugal – uma visão estratégica (2021), Ministério da Educação – Direção-Geral de Educação

EB 2,3 Prof. Carlos Teixeira e EB de Silvares

Ementa da semana

Aceder à plataforma SIGA

 

 

Roda da dieta mediterrânica – ver

Para comer sem pecar

1 – Consumo de hortícolas e fruta

O baixo consumo de frutos, hortaliças e legumes está entre os 10 factores de risco para o aparecimento de doenças e morte prematura; a ingestão adequada de frutos, hortaliças e legumes previne o aparecimento de cancro, doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, carências nutricionais e distúrbios do aparelho digestivo.

Dicas simples para aumentar o consumo de hortícolas e fruta e ingerir as quantidades mínimas recomendadas:

  • Iniciar sempre o almoço e o jantar consumindo sopa rica em hortaliças e legumes;
  • Procurar ingerir sempre salada ou hortícolas no prato, como acompanhamento;
  • Fazer da fruta a sobremesa por excelência.

2 – O Pequeno Almoço

O pequeno-almoço é uma refeição fundamental, pois é a primeira refeição após um período prolongado sem ingerir alimentos e antecede geralmente várias horas de trabalho intenso, devendo fornecer cerca de 25% da energia que necessitamos ingerir ao longo do dia. A energia desta refeição influencia o nosso humor e capacidade de raciocínio, permitindo uma melhor atitude face à escola e ao trabalho.

Dicas simples sobre o pequeno-almoço:

  • Inicie o seu dia com um pequeno-almoço saudável, que deve incluir:
  • leite ou seus derivados com baixo teor de gordura (meio-gordo ou magro);
  • pão escuro ou de mistura ou cereais integrais sem adição de açucar;
  • fruta fresca ou em sumo natural.
  • Tome sempre o pequeno-almoço!


Secretaria

Serviços de Administração Escolar

Com o intuito de otimizar e racionalizar o funcionamento e a qualidade dos serviços, a Secretaria/Serviços Administrativos prestam apoio a toda a comunidade escolar.


EB 2,3 Prof. Carlos Teixeira


MANUAIS ESCOLARES

VER INFOMAÇÃO


Matrículas para 2022/2023

 

ver informação