Terminou, no dia 29 de janeiro, a fase escolar do Parlamento dos Jovens que, no presente ano letivo, propôs aos alunos do 2º e 3º ciclo que refletissem sobre o tema “Alterações climáticas: salvar os oceanos”.

Ao longo desta fase, constituíram-se cinco listas candidatas – três na Escola Prof. Carlos Teixeira e duas na Escola de Silvares – que apresentaram as suas propostas sobre a temática em discussão. Depois da campanha eleitoral e da eleição, em que participaram 552 alunos na Escola Prof. Carlos Teixeira e 138 na Escola de Silvares, realizaram-se as respetivas Sessões Escolares que serviram para aprovar as medidas a propor por cada escola bem como para eleger os deputados que irão defender estas medidas na Sessão Distrital, a realizar em Braga nos dias 25 e 26 de fevereiro.

Momento importante desta atividade foi o debate realizado na Escola Prof. Carlos Teixeira com elementos das listas das duas escolas e com a presença da Drª Clara Marques Mendes, deputada à Assembleia da República pelo distrito de Braga, que esclareceu os presentes sobre o funcionamento deste órgão e respondeu às muitas questões que lhe foram colocadas sobre o tema em discussão.

Uma palavra de apreço a todos os alunos que participaram, com civismo e com respeito pelos valores da democracia, nos diferentes momentos deste projeto, e parabéns aos que foram escolhidos para representar as duas escolas nas fases seguintes.

Medidas aprovadas pelos deputados da escola de Silvares:

  1. Redução do IVA em produtos ecológicos, mas aumento do IVA em produtos não ecológicos.
  2. Inserir no primeiro ciclo, na disciplina de Estudo do Meio, matéria a abordar o tema “alterações climáticas – salvar oceanos”, bem como no 2º ciclo em Educação para a Cidadania.
  3. Inspeção obrigatória a empresas que façam descargas para rios, albufeiras e mares, no mínimo, 3 vezes por ano sem aviso prévio.

Deputados eleitos à Sessão Distrital:

Joana Pinto Rodrigues , Joana Ribeiro Gonçalves e Maria Beatriz da Cunha Fonseca

Candidato à Presidência da Mesa da Sessão Distrital:

Mara Beatriz Loureiro Ferreira Lopes

Medidas aprovadas pelos deputados da escola Prof. Carlos Teixeira:

  1. Para evitar que se gastem enormes quantidades de água, aumentando a eficácia na extinção do fogo, e permitir uma reutilização mais rápida dos solos, dever-se-á misturar um pouco de argila à água utilizada no combate aos fogos florestais.
  2. As escolas e outros organismos públicos devem substituir as fontes e outros bebedouros por máquinas de filtros de água e incentivar a população a usar cantis reutilizáveis em vez de recipientes de plástico.
  3. A Presidência da República deve promover a criação da “Ordem de Mérito Ambiental”, que premeie as pessoas e entidades pelas suas boas práticas que zelem pelo bem-estar do ambiente e dos mares.

Deputados eleitos à Sessão Distrital:

Ana Beatriz Nogueira Barroso,  Bárbara Ferreira Freitas e Maria Ana Nogueira Freitas

Candidato à Presidência da Mesa da Sessão Distrital:

Francisco Miguel Primo Gonçalves