A Escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência. Daí a importância que assume a promoção e a implementação, por parte das escolas, de um “Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying”, centrado e consolidado numa abordagem estratégica e holística de sensibilização e de prevenção sistémica, de modo a definir mecanismos de intervenção em meio escolar.

Assim, no âmbito do programa do nosso agrupamento “Escola com Valores. Escola sem violência”, realizaram-se na Escola de Silvares e na Escola Carlos Teixeira sessões de sensibilização e informação sobre Bullying e Cyberbullying, dinamizadas pela Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da G.N.R..

Esta atividade teve como objetivos: conhecer as categorias do bullyingcyberbullying; relacionar os vários tipos de comportamento relacionados com a violência nas escolas e situações de conflito; consciencializar / alertar para os crescentes níveis de violência escolar; identificar e denunciar as diversas formas de bullying / coação na escola; efeitos do bullying sobre a vítima; características dos agressores e das vítimas; formas de defesa da vítima; efeitos do bullying sobre a família e efeitos no ambiente escolar; desenvolver o espírito crítico; respeitar as ideias dos outros; incrementar o desenvolvimento relações interpessoais; desenvolver competências necessárias ao desenvolvimento da cidadania e conselhos úteis.

Através da exploração de situações reais, os agentes da G.N.R. levaram os alunos a refletir sobre a temática e a adquirir uma visão mais abrangente sobre este problema que está presente em todas as escolas em maior ou menor grau. Esta iniciativa foi muito bem acolhida pelos alunos e docentes envolvidos que revelaram grande interesse pelos conteúdos abordados, colocando questões pertinentes, contribuindo para a dinamização da referida atividade.

Um agradecimento especial à equipa de trabalho da G.N.R. que dinamizou as referidas sessões.

A Coordenadora do PEPS

 

Sandra Pinheiro