Orçamento Participativo das Escolas 2019

Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas. Através desta medida, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica.

Regulamento (ver)

Modelo para propostas (CTX)

Modelo para propostas (Silvares)

 

As tuas ideias na tua escola (ver site)


Clube das Ciências

O Clube “+ Ciência” é um projeto que se caracteriza por utilizar pedagogias diferenciadas e formas diversificadas de organização dos alunos convidados, permitindo um trabalho colaborativo entre pares. Esta pode ser encarada como medida preventiva, interventiva ou compensadora, de acordo com a tipologia de cada aluno envolvido.

Esta tipologia consiste em criar vários grupos de alunos fixos (7º, 8º e 9º) que poderão agregar alunos provenientes de várias turmas do mesmo ano de escolaridade. Cada grupo de alunos trabalhará os conteúdos programáticos do 3º ciclo de Ciências Físico-Químicas, podendo beneficiar de um apoio mais próximo e individualizado, mais harmonizado em termos de ritmos de aprendizagem, com a finalidade de participar nas Olimpíadas da Química ou em projetos científicos.

O Clube “Rir com a Ciência” pretende ser um espaço em que se pretende que os alunos desenvolvam atividades extracurriculares, com principal ênfase numa componente científica experimental, e criem recursos didáticos, sempre de forma divertida. Pretende-se, desta forma, motivar os alunos para a aprendizagem das Ciências e desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, e ocupar o tempo livre dos mesmos, através da concretização de atividades apelativas, com carácter formativo. Os alunos participantes serão desafiados a questionar os fenómenos do dia-a-dia e tentar dar resposta a partir da realização de algumas experiências, sua interpretação e conclusão, bem como elaborar recursos audiovisuais que auxiliem a compreensão de determinados conceitos científicos.

No final do ano letivo, pretende-se que os alunos demonstrem as atividades/recursos por eles realizados aos alunos do 1º ciclo, nas escolas do agrupamento.


Clubes de Artes Performativas

A música é um elemento essencial na educação e no processo de desenvolvimento da personalidade da criança e do jovem. No entanto, todas as artes são benéficas no seu desenvolvimento. Daí fazer sentido promover e cultivar um clube que abranja as diversas artes, um clube de artes performativas, onde se poderá desenvolver dança, música e teatro, fomentando o gosto e a educação pelas artes.

O clube de artes performativas pretende ser uma atividade de enriquecimento curricular e, portanto, de caráter facultativo, a desenvolver no horário do professor na componente não letiva e dos alunos em horas não letivas quando se encontram na escola.