PEPS – Projeto de Educação para a Saúde

A Promoção e Educação para a Saúde (PES) em meio escolar é um processo contínuo que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. A promoção da educação para a saúde na escola tem, também, como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa.

Reforçar a importância da promoção de comportamentos saudáveis e identificar e prevenir fatores de risco constituem o foco principal de toda a nossa ação. Esta é uma das áreas de intervenção prioritária do Projeto Educativo do nosso Agrupamento. Podemos afirmar que o nosso lema “APRENDER A SER PESSOA NA ESCOLA DE QUE EU GOSTO” encontra aqui, no Projeto de Educação para a Saúde, um dos seus importantes vetores de concretização.

Coordenadora do projeto – Profª Sandra Pinheiro

Plano de ação para 2018/2019 (ver)

 

Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (ver)

 

A Urgência na Educação para os Valores (ver)

Em tempo de COVID-19

As medidas adotadas para a prevenção da propagação da COVID-19, nomeadamente a interrupção da atividade letiva e a necessidade de uma permanência prolongada em casa, alteraram a rotina de milhares de crianças. Menos atividade física e alterações no comportamento de compra de alimentos por parte dos encarregados de educação, podem colocar muitas crianças em risco. Nestas condições, o consumo de alimentos hipercalóricos e de menor densidade
nutricional associados ao sedentarismo podem promover o ganho de peso e o aparecimento de doenças associadas no futuro.

Assim ficam aqui alguns cuidados para se ter uma alimentação saudável (ver)