O Agrupamento de Escolas Prof. Carlos Teixeira integra um projeto europeu do Erasmus+ em parceria com mais cinco escolas de cinco outros países – Croácia, Itália, Bulgária, Lituânia e Turquia. Estas escolas propuseram um projeto com a temática “RespACT Your Peer, Don’t Bully, Be FRIENDLY – ACT FRIENDLY” sobre a problemática do bullying em contexto escolar, procurando fazer da escola um espaço de inclusão. Um projeto que foi aprovado e que está já em desenvolvimento, tendo ocorrido já três momentos de mobilidade na qual o Agrupamento Prof. Carlos Teixeira participou.

Entre as atividades propostas pelas professoras promotoras do projeto constava um concurso de canções alusivas à temática do projeto e que intitularam “Quem canta, o bullying espanta” . Uma iniciativa que foi bem acolhida por parte dos alunos e que levou à seleção de cinco canções, que foram: Deixem o bullying (5ºG), Juntos contra o bullying (5ºF), Até que doeu (7ºE), We are just unique (8ºA) e We just wanna be happy (8ºE) . A apresentação destas canções vencedoras foi pretexto para um sarau que teve lugar no belíssimo teatro-cinema de Fafe, dia 22 de maio, 4ª feira. Com garra e alegria, cada grupo participante deu o seu melhor para chegar à vitória. E, como nem todos podem ganhar, as canções vencedoras foram…

3º lugar – Deixem o bullying, do 5ºG

2º lugar – Até que doeu, do 7º E

1º lugar – We are just unique, do 8º A

Foi ainda selecionada a canção que apresentou a melhor letra, cujo prémio coube ao 5º F, com a canção “Juntos contra o bullying”.

O espetáculo foi ainda abrilhantado por grupos de alunos que protagonizando momentos de dança, ginástica e teatro não deixaram o público indiferente, merecendo os seus aplausos.

As turmas do 7º A e 8º A, sob a batuta da profª Cristina, da Academia de Música José Atalaya, não deixando créditos por mãos alheias, concluíram o espetáculo da melhor forma.

Uma festa que terminou em apoteose, com todos os envolvidos nesta iniciativa a serem aplaudidos pelos familiares e amigos que encheram o teatro-cinema.

Um agradecimento ao Notícias de Fafe (ver)