Numa iniciativa educativa única e envolvente, a nossa escola abriu as portas do tempo para uma experiência imersiva: a recriação da sala de aula típica do ensino primário durante o Estado Novo em Portugal. Este projeto, patente no átrio do bloco B, foi desenvolvido pelos professores de História com a parceria do Museu de Educação de Fafe.

Todos os materiais foram criteriosamente selecionados de forma a que o espaço refletisse o ambiente educacional dos anos 30 aos anos 70 do século XX: os retratos do Presidente do Conselho, do Presidente da República e o crucifixo, elementos obrigatórios em todas as salas de aula daquele tempo, o mapa de Portugal Continental e Ultramarino, o quadro negro, as carteiras dos alunos, a secretária do professor e até materiais didáticos e livros da época. Presentes ainda os característicos instrumentos de castigo: a régua, a palmatória e as orelhas de burro.

A atividade conta também com uma breve apresentação, preparada pelos alunos, em que se destacam as principais características do sistema educativo do Estado Novo, incluindo o rigor disciplinar, a educação moral e cívica e a valorização do império colonial português. A exposição permite uma reflexão crítica das implicações sociais e políticas do regime, promovendo um debate enriquecedor sobre a evolução da educação em Portugal.

Esta exposição integra-se num conjunto de atividades ligadas às comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril.