A Semana da Leitura decorreu de 05 a 09 deste mês de março. No entanto, no nosso Agrupamento o ambiente festivo à volta dos livros e da leitura começou logo nos dias 01 e 02 para todos os alunos do Pré-escolar e 1.º Ciclo (cerca de 880). Ao longo desses dois dias, o escritor e ilustrador Pedro Leitão esteve nas diversas escolas. As sessões foram diálogos animados, muito interativos e dinâmicos. Pedro Leitão, com larga experiência como ator, escritor e ilustrador, conseguiu, a partir dos livros, envolver e empolgar todos os presentes. Foram, sem dúvida, momentos ricos/intensos de promoção da leitura e desmistificação da escrita, constituindo uma preciosa motivação para a leitura e mesmo para a escrita dos alunos, os quais participaram e interagiram com grande entusiasmo. É certo que o trabalho preparatório levado a cabo pelos professores foi também determinante.

A Semana da Leitura decorreu com inúmeras atividades nas diversas escolas. Cada uma, à sua maneira, celebrou o livro e a leitura como ato comunicativo, espaço de encontro criativo, de diálogo entre as artes e as humanidades.

Conscientes do enorme contributo da leitura no desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da escrita, no sucesso escolar e até na construção da personalidade, esforcemo-nos todos – bibliotecas escolares, professores, pais e alunos – para que esta “semente”, que foi lançada, se desenvolva e frutifique, criando mais e melhores leitores.