No dia 6 de fevereiro, na EB de Silvares, as turmas do 5ºAS e do 5ºBS organizaram um encontro com a presidente da Associação de Defesa dos Animais e Floresta de Fafe, Viviana Ramos Soares e a voluntária, Ana Vitória Novais. As mesmas partilharam, com os alunos, diversos aspetos relacionados com o trabalho que desenvolvem na Associação. Também falaram da sua entrega a este projeto, do seu amor e respeito pelos animais.

Os alunos tiveram a oportunidade de colocar inúmeras questões ligadas à proteção dos animais de estimação. Perceberam que, enquanto cidadãos, têm o dever de respeitar os seus direitos e zelar pelo seu bem-estar. Foram alertados para o crescente abandono dos mesmos, bem como para os maus-tratos, percebendo o papel fulcral da Associação. Esta tem um canil que alberga cerca de 240 cães que é necessário alimentar e cuidar diariamente. Para além disso, existem as famílias de acolhimento temporário, tanto para cães como para gatos. Apesar de não terem um gatil, têm voluntários que tomam conta de colónias. A adoção destes animais é fundamental. É no seio de uma família que podem encontrar o carinho e os cuidados que necessitam.

No final deste encontro, os alunos prometeram que, no futuro, também seriam voluntários. Entretanto, sensibilizariam os seus pais para a necessidade de SER+PROTETOR.

Durante os meses de dezembro e janeiro as turmas lançaram uma campanha de recolha de alimentos para cães e gatos, envolvendo toda a comunidade escolar. Os alimentos foram entregues à Associação que ficou agradecida e convidou os alunos a visitar o canil.