A equipa do Projeto de Educação e Promoção da Saúde (PEPS) do nosso Agrupamento associou-se à campanha nacional ABRIL, MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA E JUVENTUDE através da realização de um conjunto de atividades que procuraram envolver a comunidade nesta problemática e alertar para o importante papel que todos nós em geral e cada um em particular podemos ter na prevenção dos maus-tratos às crianças e jovens.

Sob o lema “SÓ O CORAÇÃO PODE BATER” foi solicitado aos alunos de todas as turmas que dessem resposta a alguns desafios, de modo a valorizar atitudes positivas tais como amizade, entre – ajuda, respeito e partilha.

Decorreram ainda outras atividades, nomeadamente a realização de uma sessão aberta a Pais, educadores, professores e restante comunidade educativa intitulada “Pais felizes=Filhos felizes”; construção de laços azuis (símbolo da campanha) usando técnicas criativas; Leitura da História do Laço Azul; Visualização de pequenos filmes sobre o tema.

Estas iniciativas tiveram como objetivo a consciencialização da comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, e a intensificação/sensibilização às famílias no que diz respeito à parentalidade positiva.

O sucesso da atividade só foi possível graças à colaboração e ao envolvimento de todos, alunos, professores e famílias, a quem não podemos deixar de agradecer vivamente.

A Coordenadora do PEPS

Sandra Pinheiro