Os alunos do 9ºano participaram, através de uma intervenção turma a turma, numa sessão de formação de Suporte Básico de Vida, dinamizada pela Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde Fafe.

A presença desta equipa na escola articula-se com o Projeto de Educação para a Saúde e com a área curricular disciplinar de Ciências Naturais do 9º ano, culminando um trabalho introdutório e preparatório realizado pelos docentes.

 Este evento integrou uma componente teórica, retratando a atividade do INEM e explorando a Cadeia de Sobrevivência, seguindo-se uma componente prática que se reveste de particular interesse para os alunos: simulação das situações de emergência e aplicações de manobras de suporte básico de vida, integrando ainda procedimentos de desobstrução das vias aéreas e Posição Lateral de Segurança.

 A exploração prática, que chegou a todos os alunos participantes, permitiu a aquisição de competências e a consolidação de saberes que permitirão aos alunos saber agir perante situações de emergência, tanto vividas na primeira pessoa, como sofridas por terceiros.

 Um agradecimento pela colaboração e disponibilidade à Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Fafe

 

A Coordenadora do PEPS

Sandra Pinheiro