No dia 30 de abril de 2019 realizou-se, no nosso Agrupamento, o Workshop “Pais felizes=Filhos felizes”, no âmbito do Projeto de Educação e Promoção da Saúde. O Workshop contou com a presença de um grupo fantástico, composto por pais, mães, professores e educadores que ouviram e participaram com interesse nas atividades propostas pela nossa psicóloga do Agrupamento Dra Sofia Mendes, que dinamizou este encontro.

Através da utilização de uma linguagem direta, exemplos do dia-a-dia e de dinâmicas ativas e participativas e procurando ir ao encontro das necessidades, dos medos, dos receios e em especial das experiências dos pais e das mães, a Dra Sofia alertou para a importância da parentalidade positiva na construção de dinâmicas familiares saudáveis e seguras.

Houve lugar para o diálogo, partilha, debates, histórias, entre outros momentos que trouxeram riqueza ao grupo, quer ao nível do conhecimento de novas estratégias educativas, mas também ao nível do auto conhecimento e da consequente tomada de consciência.

O grande motor de arranque desta atividade foi precisamente a reflexão acerca da importância de exercer uma parentalidade positiva e a continuidade deste tipo de experiências deverá ser equacionada quer pela motivação e interesse demonstrados pelas famílias, mas também pela necessidade em aprofundar algumas temáticas, clarificando conteúdos e reforçando competências essenciais ao nível das relações familiares.

Pais felizes, filhos felizes, escolas com sucesso, é um princípio que reforça o nosso lema: “APRENDER A SER PESSOA NA ESCOLA DE QUE EU GOSTO”.