“Aquilo que acontece na infância, não fica na infância. Por isso, quanto mais precocemente, se intervir, menores são os custos no futuro”

Dr. Mauro Paulino (psicólogo forense)

 

Durante o mês de abril, são desenvolvidas várias ações para a Prevenção de maus-tratos a crianças e jovens. Neste sentido, no âmbito do plano de atividades do PEPS, realizou-se, por videoconferência, uma Sessão de capacitação para a prevenção de maus-tratos a crianças e jovens, dirigidas a Educadores, Professores do 1ºciclo e Diretores de turma de 2º e 3º ciclos.

Esta sessão, contou com a presença de um grupo fantástico que ouviu e participou com interesse nas atividades propostas pela psicóloga do nosso Agrupamento, Dra Sofia Mendes, que através da utilização de uma linguagem direta e de dinâmicas ativas e participativas, dinamizou este encontro.

Foram apresentados sinais, sintomas e indicadores de maus-tratos e indicadas estratégias de como proceder, face à suspeita de uma criança/jovem vítima de maus-tratos, baseando-se no pressuposto de que, sendo os professores e educadores pessoas de referência, pela experiência que adquirem no contacto diário com as várias etapas do desenvolvimento das crianças, é-lhes possível, e mais fácil, detetar e prevenir possíveis situações de perigo de maus-tratos que possam ocorrer com os alunos.

 

O Projeto de Educação e Promoção da Saúde agradece a todos os participantes e em especial, à Dra Sofia Mendes pela disponibilidade demonstrada e pelo excelente contributo, em prol do bem-estar dos nossos alunos.

 

A Coordenadora do PEPS