A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promoveu no passado dia 5 de novembro, a 9.a edição do exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado A TERRA TREME.  Este exercício teve lugar, em todo o país pelas 11 horas e 05 minutos.

 

Este exercício pretende alertar e sensibilizar a população para agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

O exercício propriamente dito compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, individualmente ou coletivamente são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção:

– BAIXAR-SE sobre os joelhos, uma posição que evita a queda durante o sismo.

– Depois PROTEGER a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível, sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente.

– Por fim, AGUARDAR até que a Terra pare de tremer.

O Município de Fafe, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, aliou-se à  iniciativa “A Terra treme”. Assim , à hora marcada, a sirene dos Bombeiros Voluntários de Fafe tocou durante um minuto para assinalar o abalo sísmico, momento em que foram adotados os 3 gestos que podem salvar vidas: BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR.

Deixamos aqui algumas imagens da participação dos alunos das nossas escolas neste exercício.