As turmas do 6º ano da Escola Básica de Silvares realizaram uma visita de estudo a Coimbra, onde visitaram o Exploratório de Ciência Viva e o Portugal dos Pequenitos, com o objetivo de reconhecer a importância em preservar e defender o património cultural; contactar com a Ciência através dos diferentes espaços do Exploratório – Centro de Ciência Viva; desenvolver o espírito de observação e a curiosidade histórica e científica; e contribuir para a integração em grupo e respeito pelos outros.
De manhã, visitaram o Exploratório onde realizaram duas atividades. Primeiro, percorreram a exposição “Viral – uma exposição contagiante!” constituída por 24 módulos interativos com informações sobre o que é um contágio por vírus e por bactérias, como controlar uma epidemia, a importância de lavar as mãos e qual o papel dos cidadãos na disseminação e controlo dos contágios. Os alunos tiveram ainda oportunidade de realizar atividades interativas contagiantes na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. De seguida, os alunos deram uso à imaginação e criatividade realizando construções com materiais modulares, explorando o trabalho em equipa em desafios com muita cor e luz.
No período da tarde, os alunos visitaram o Portugal dos Pequenitos, um espaço recheado de história projetado por Cassiano Branco e construído na década de 50 do século XX e que retrata as características históricas e arquitetónicas das várias províncias de Portugal e das ex-colónias portuguesas, distribuídas em quatro áreas temáticas: Portugal e o Mundo, os Arquipélagos, Portugal Monumental e as Casas Regionais. Um parque lúdico e pedagógico onde se aprende através dos sentidos.