As comemorações do Dia Mundial da Ciência têm como objetivo enaltecer o papel fundamental da ciência no desenvolvimento humano, destacar grandes nomes da ciência e colocar desafios para o futuro ao despertar o gosto pela ciência nos jovens. Em Portugal, desde 1996, comemora-se também neste dia o aniversário do nascimento de Rómulo de Carvalho (1906-1997), símbolo inigualável da cultura científica nacional que muito se destacou como poeta, professor de Físico-Química, investigador, autor de diversos livros, incluindo manuais escolares, fotógrafo, pintor e ilustrador.
O Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira e o grupo disciplinar de Física e Química associaram-se, mais uma vez, a esta merecida comemoração nacional. Na escola Professor Carlos Teixeira, Rute Gonçalves, aluna da turma 8ºD, declamou pelas salas de aula e diversos espaços escolares, um poema da sua autoria (com a revisão da professora de Português, Goretti Pereira), sobre a importância da Ciência e o modo como a perceciona, sendo acompanhada musicalmente pela aluna, Ângela Gonçalves da turma 9ºA, ao clarinete, com a interpretação da música “Pedra Filosofal”. Também na escola de Silvares foi assinalada esta data com a leitura, por parte de alunos do nono ano, de poemas de António Gedeão, pelas diversas turmas do terceiro ciclo.
Sim, ciência, poesia e arte têm uma bela amizade, embora raramente andem de mãos dadas na sala de aula! Que este exemplo seja um incentivo à união!