Vivemos num Mundo de contrastes, um mundo onde 820 milhões de pessoas não têm alimentos suficientes e passam fome e cerca de 700 milhões de adultos estão obesos.

Dia Mundial da Alimentação celebra-se todos os anos, desde 1981​, a 16 de outubro.

Este dia comemora-se com os objetivos de promover a consciencialização para aqueles que sofrem de fome e para a necessidade de garantir dietas saudáveis para todos​. Destaca a importância da transformação dos sistemas alimentares como crucial para o cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e alerta, também, para o desperdício de milhões de toneladas de alimentos por ano.

O nosso Agrupamento de escolas não quis deixar de comemorar uma data tão significativa nos dias de hoje. Por conseguinte, foram realizadas, várias atividades alusivas ao Dia Mundial da Alimentação:

– Na disciplina de Ciências Naturais (6º e 9º anos) realizaram-se ações de sensibilização dinamizadas pela Equipa de Saúde escolar do Centro de Saúde de Fafe e da nutricionista da Câmara Municipal de Fafe, cujo objetivo foi sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação saudável.

– Os alunos de 9º ano, na disciplina de Ciências Naturais desenvolveram trabalhos de pesquisa nesta temática, usando variadas ferramentas digitais para a sua apresentação.

– Os alunos de 6ºano, na disciplina de Ciências Naturais, fizeram uma exposição de trabalhos sobre a roda dos alimentos/pirâmide mediterrânica e marcadores de livros para doar à Biblioteca. Realizaram, ainda, pequenos áudios “Livros à mesa”, ” A minha horta” e ” Ervas aromáticas”, inseridos no Podcast – “Leituras que se ouvem”, do Blog da Biblioteca Carlos Teixeira.”.

– Na Escola Básica da Serrinha – Quinchães comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação com os alunos de todos os anos de escolaridade. Nas duas salas do pré-escolar, os alunos visualizaram e exploraram a história “A menina que não gostava de fruta”. Cada criança escolheu a sua fruta preferida, elaborando um marcador de livros e confecionando uma salada de fruta (com fruta que trouxeram de casa) para o lanche.” O lanche foi apreciado por todas as crianças. no dia 15 de outubro e no início da semana seguinte. Os alunos da turma do 1º ano  ficaram a conhecer a constituição da Roda dos Alimentos, na qual está incluída o grupo da fruta; razão pela qual cada aluno trouxe duas peças de  fruta de casa,  com o objetivo de  preparar uma salada de fruta. Cada aluno pôde saborear a fruta de forma bastante divertida! Os alunos das turmas dos 2º, 3º e 4º anos colaboraram na confeção de pão com a ajuda das professoras, pão esse que foi distribuído por todas as turmas.

– Na EB de Campo S. Gens, os alunos exploraram a história “A menina que não gostava de fruta”, fizeram pintura de  retratos de Giuseppe Arcimboldo, um pintor italiano, conhecido por criar cabeças de retratos imaginativas feitas inteiramente de objetos como frutas, vegetais, flores, peixes e passearam pelo espaço campestre, circundante à escola, onde colheram uvas, castanhas, nozes, espigas de milho. Também brincaram muito com as bolotas e recolheram folhinhas de várias cores outonais. Desfrutaram do ar puro, da tranquilidade e terminaram com a distribuição de deliciosas e saudáveis  pipocas.

– Na EB de S. Jorge, a educadora responsável pelas atividades da Biblioteca Escolar organizou uma atividade alusiva ao tema. Na sala da CAF foi explicado o significado da roda dos alimentos e projetado para as turmas do pré-escolar e do primeiro ciclo a história do “Gato Feliz”. Um filme que além de abordar a importância da alimentação saudável, também deu a oportunidade de falar sobre a partilha e solidariedade. Cada criança levou para a sua sala uma ficha de trabalho com a roda dos alimentos para ilustrar e a letra de uma canção, alusiva ao tema. Todas as crianças demonstraram muito interesse e atenção.

– Na EB Seidões, os alunos realizaram várias atividades sobre alimentação saudável, das quais se destaca a visita a uma vacaria, onde aprenderam sobre as várias etapas do ciclo do leite e puderam entrar em contacto com os animais da vacaria, conhecer a sua alimentação e aprender algo mais sobre os cuidados de bem-estar que as vacas e vitelos recebem dos produtores.

– O Clube de Línguas Estrangeiras dinamizou uma atividade com os alunos das disciplinas de Inglês, Francês e Espanhol, que consistiu numa exposição multilingue com a designação de alguns alimentos saudáveis e utensílios de cozinha. Os alunos elaboraram cartazes com conselhos nas três línguas para seguir uma dieta saudável e foi igualmente traduzida a ementa do dia nas três línguas. Os alunos foram ainda brindados com marcadores de página coloridos, nos quais podiam encontrar receitas tradicionais espanholas e francesas, bem como conselhos de alimentação saudável.

– As turmas 6ºF e 6ºG elaboraram um quizizz sobre Alimentação que foi divulgado e aplicado na disciplina de Ciências Naturais, nas restantes turmas do mesmo ano.

Para poderem participar neste quizizz, cliquem no link:

https://quizizz.com/admin/quiz/616e834e4b045f001dfcdc9a/dia-mundial-da-alimenta%C3%A7%C3%A3o

Partilho lguns links dos trabalhos de pesquisa realizados, que também estão disponíveis através do blog da BE:

– https://wke.lt/w/s/44gzZe

– https://read.bookcreator.com/library/-Mkg0SuaioUIFMtGVzBb/book/0W30bgtOTn2vBn9OdjV0Dg

– https://padlet.com/tc6gna/axkr24qfg8ulbhhv

– https://read.bookcreator.com/library/-MkaUpNGqbCXDMdWxFbZ/book/OnKZybJZRH-rt2NCCVF8ug

– https://www.powtoon.com/online-presentation/gt2OTSpbf5U/?utm_medium=SocialShare&utm_campaign=studio-share%2Bshare%2Bby%2Bowner&utm_source=studio-share-button&utm_content=gt2OTSpbf5U&utm_po=37572341&mode=movie

Partilho ainda algumas fotografias, das muitas enviadas, do desenvolvimento das diferentes atividades

Parabéns a todos os que contribuíram para esta atividade.

A Coordenadora do PEPS

Sandra Pinheiro