No dia 14 de junho, realizou-se o Concurso de Declamação de Poesia do 2º Ciclo, no âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Criança. Esta atividade teve que ser adiada para o final do ano letivo.
O concurso realizou-se na Biblioteca Escolar da Escola de Silvares, na presença dos alunos do 2º ciclo. Foi organizado e dinamizado pelas professoras Alice Fonseca e Ana Cunha e composto por um júri de três elementos: o professor Joaquim Lemos, o professor Nuno Pereira e professora Marlene Barbosa.
Deu-se início ao concurso com a exploração da frase “A Poesia é uma Casa”; posteriormente, um aluno de cada turma leu uma estrofe da obra “A Casa da Poesia”, de José Jorge Letria; de seguida, procedeu-se à audição do posfácio da obra “Primeiro Livro de Poesia e Outros Textos”, pela voz de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Iniciou-se a declamação dos poemas, cinco de cada turma (5ºA-S, 6ºA-S e 6ºB-S). Após as declamações, o júri reuniu-se e deliberou as três melhores performances, apesar de reforçar que todas as participações tiveram bastante qualidade e que este género de iniciativas deve repetir-se com mais frequência. Assim, as vencedoras do concurso foram:
- 1º Lugar – Leonor Rodrigues – 6ºB-S, “O Pássaro da Cabeça”, Manuel António Pina.
- 2º Lugar – Maria Leonor Ferreira – 5ºA-S, “Não ver”, Augusto Fera (avô da aluna).
- 3º Lugar – Beatriz Costa – 6ºA-S, “Poetas”, de Florbela Espanca.