No âmbito do Projeto “O Ciclismo vai à Escola – Eu e a Bicicleta” na manhã de quinta-feira, 16 de março, realizou-se, no auditório do Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira, uma palestra que contou a presença do ciclista Fafense José Freitas Martins. Depois da abertura da sessão pelo Diretor do Agrupamento, Jorge Machado, José Martins falou aos alunos e professores sobre as dificuldades e alegrias que viveu e sentiu ao longo da sua prestigiada carreira, na época em que Joaquim Agostinho foi a grande figura do ciclismo nacional. Ser ciclista não foi fácil, pois trabalhava e corria ao mesmo tempo. Fazia cerca de trinta mil quilómetros por ano em cima da bicicleta. Correu em Portugal, Espanha, França, Angola e Brasil, tendo representado várias equipas. O seu palmarés é enorme mas o ano de 1975 foi o mais marcante.

Em 1976, depois de ser bem-sucedido em provas espanholas, como a Volta ao País Basco (15.º lugar) e na Vuelta, numa edição ganha por Eddy Merckx, o português assina contrato com a espanhola KAS. Foi um grande ano para José Martins: ganha a camisola da montanha na prestigiada Volta à Suiça e termina a Volta a França no 12.º lugar. Fica para história a subida ao Alpe-d´Huez em que o ciclista português termina em 7.º, cruzando a linha de meta lado-a-lado com duas lendas do ciclismo a correr em casa: os franceses Raymond Poulidor e Bernard Thévenet.

O fafense ainda iria calcorrear o país e circuitos europeus até pendurar a bicicleta em 1985, ano em que acabaria a carreira como ciclista. Depois da passagem pela espanhola Teka e pela Moliner regressa à casa conhecida, com mais dois anos na Coelima. O último ano seria passado na equipa do Vitoria S.C. – Maria José Abreu LDA. Na altura, a equipa era composta por muitos ciclistas da Coelima. “Já era fã de Guimarães. Foi onde comecei e acabei por terminar bem a carreira no Vitória.”  (podem ver mais informação em https://maisguimaraes.pt/jose-martins/)

José Martins representou as seguintes equipas:

Equipas em Portugal:

Nacionais

   Coelima (1971 a 1975; 1980,1981)

   São Jorge de Vigaminho (1982,1983)

   Coimbrões-Café Gama (1984)

   Vitória S.C.-Maria José Abreu LDA (1985)

Equipas no estrangeiro:

    • Canada Dry (1973)
    • Kas (197
    • 6,1977
    • Teka (1978)
    • Moliner Vereco (1979)

 

1973