ESCOLA DIGITAL - EMPRÉSTIMO DE EQUIPAMENTOS



Orçamento Participativo das Escolas 2020

Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas. Através desta medida, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica.

Regulamento (ver)

Modelo para propostas (CTX)

Modelo para propostas (Silvares)

 

As tuas ideias na tua escola (ver site)



Projeto EcoEscolas 

Trabalhos dos alunos em tempos de pandemia.

(ver)

Projeto EcoEscolas – na escola de S. Jorge.

(ver)

Bandeira Verde – CTX

O Programa Eco-Escolas conta, a nível internacional com cerca de 20.000 escolas, distribuídas por 46 países.
Em Portugal, é desenvolvido desde 1996. Visa, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade. Além disso, pretende encorajar o desempenho ambiental nas escolas contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações. Assim, desde 2019 a Escola Básica Prof. Carlos Teixeira abraçou o projeto e procura sensibilizar a comunidade para as questões ambientais inspirada na Agenda 2030 – objetivos de desenvolvimento sustentável.

No dia 8 de junho de 2021 a escola recebeu a sua Bandeira Verde, um reconhecimentopelo trabalho desenvolvido no ano 2019/2020.




Clube das Ciências

O Clube “+ Ciência” é um projeto que se caracteriza por utilizar pedagogias diferenciadas e formas diversificadas de organização dos alunos convidados, permitindo um trabalho colaborativo entre pares. Esta pode ser encarada como medida preventiva, interventiva ou compensadora, de acordo com a tipologia de cada aluno envolvido.

Esta tipologia consiste em criar vários grupos de alunos fixos (7º, 8º e 9º) que poderão agregar alunos provenientes de várias turmas do mesmo ano de escolaridade. Cada grupo de alunos trabalhará os conteúdos programáticos do 3º ciclo de Ciências Físico-Químicas, podendo beneficiar de um apoio mais próximo e individualizado, mais harmonizado em termos de ritmos de aprendizagem, com a finalidade de participar nas Olimpíadas da Química ou em projetos científicos.

O Clube “Rir com a Ciência” pretende ser um espaço em que se pretende que os alunos desenvolvam atividades extracurriculares, com principal ênfase numa componente científica experimental, e criem recursos didáticos, sempre de forma divertida. Pretende-se, desta forma, motivar os alunos para a aprendizagem das Ciências e desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, e ocupar o tempo livre dos mesmos, através da concretização de atividades apelativas, com carácter formativo. Os alunos participantes serão desafiados a questionar os fenómenos do dia-a-dia e tentar dar resposta a partir da realização de algumas experiências, sua interpretação e conclusão, bem como elaborar recursos audiovisuais que auxiliem a compreensão de determinados conceitos científicos.

No final do ano letivo, pretende-se que os alunos demonstrem as atividades/recursos por eles realizados aos alunos do 1º ciclo, nas escolas do agrupamento.

Um clube com mais vigor, agora também na net.

Aqui há Ciência (ver)