Clube + Ciência

O Clube + Ciência visa contribuir para o desenvolvimento da visão científica dos alunos, apoiando-se na conceção de novas experiências e atividades que possibilitem uma melhor integração e compreensão dos fenómenos do dia-a-dia. A sociedade atual exige cidadãos responsáveis, bem informados e capazes de intervir, de forma responsável, no meio que os rodeia.

O desenvolvimento da ciência e da tecnologia provocou não só modificações ambientais, sociais e económicas, mas também na forma de pensar e agir dos indivíduos e no seu papel na sociedade. Para que cada um de nós desempenhe um papel relevante neste mundo, em constante mudança, é necessário que sejamos capazes de resolver problemas, desenvolver projetos e intervir num forma crítica e bem informada. O desenvolvimento de competências na área das ciências é indispensável para a formação básica dos nossos alunos, dotando-os das ferramentas necessárias para virem a desempenhar um papel responsável e interveniente na sociedade.

 

O Clube “+ Ciência” é um projeto que se caracteriza por utilizar pedagogias diferenciadas e formas diversificadas de organização dos alunos convidados, permitindo um trabalho colaborativo entre pares. Esta pode ser encarada como medida preventiva, interventiva ou compensadora, de acordo com a tipologia de cada aluno envolvido.

Esta tipologia poderá agregar alunos provenientes de várias turmas e cada grupo de alunos trabalhará os conteúdos programáticos do 3º ciclo de Ciências Físico-Químicas, podendo beneficiar de um apoio mais próximo e individualizado, harmonizado em termos de ritmos de aprendizagem.

O Clube funcionará no seguinte horário semanal:

  • Terças-feiras das 9h25 às 12h15 – P4;

Quartas-feiras das 15h10 às 17h05 – B6.

Um clube com mais vigor, agora também na net.

Aqui há Ciência (ver)


DESCOBRIR AS CIÊNCIAS NATURAIS

1 – CINELAB — CIÊNCIAS NATURAIS

OBJETIVOS

Despertar nos alunos:

— a curiosidade pelos fenómenos/acontecimentos relacionados com a Natureza.

— o desejo de querer aprender mais em relação aos fenómenos/acontecimentos da Natureza.

— o gosto/necessidade pela conservação da Natureza.

 

2 – ATIVIDADES EXPERIMENTAIS 5º/6º ANOS

OBJETIVOS

Aproximar os alunos das práticas experimentais;

Despertar nos alunos a curiosidade pela prática experimental;

Conhecer diferentes materiais de laboratório.

 

3 – UTILIZAÇÃO DE TABLETS NA SALA DE AULA

OBJETIVOS

Utilização de recursos tecnológicos.

Avaliação formativa de conteúdos das Ciências Naturais.


Orçamento Participativo das Escolas 2020

Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas. Através desta medida, pretende-se dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica.

Regulamento (ver)

Modelo para propostas (CTX)

Modelo para propostas (Silvares)

 

As tuas ideias na tua escola (ver site)



Projeto EcoEscolas 

Trabalhos dos alunos em tempos de pandemia.

(ver)

Projeto EcoEscolas – na escola de S. Jorge.

(ver)

Bandeira Verde – CTX

O Programa Eco-Escolas conta, a nível internacional com cerca de 20.000 escolas, distribuídas por 46 países.
Em Portugal, é desenvolvido desde 1996. Visa, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade. Além disso, pretende encorajar o desempenho ambiental nas escolas contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações. Assim, desde 2019 a Escola Básica Prof. Carlos Teixeira abraçou o projeto e procura sensibilizar a comunidade para as questões ambientais inspirada na Agenda 2030 – objetivos de desenvolvimento sustentável.

No dia 8 de junho de 2021 a escola recebeu a sua Bandeira Verde, um reconhecimentopelo trabalho desenvolvido no ano 2019/2020.