RoboParty
O maior evento educativo de Robótica a nível mundial
A 16ª edição da RoboParty realizou-se entre os dias 21 de março a 23 de março, no pavilhão desportivo da Universidade do Minho, em Guimarães, onde quase 500 jovens aprenderam a construir e programar robôs móveis e autónomos.
Ao longo dos três dias “Roboparty 2024” proporcionou uma experiência enriquecedora aos grupos de alunos do Clube de Programação e Robótica da EB Prof. Carlos Teixeira e EB de Silvares, sob a supervisão dos professores de TIC, Rosário Oliveira e Nuno Pereira, onde os alunos colocaram em prática a montagem mecânica, soldaram os componentes da placa eletrónica e programaram o robô.
A programação desenvolveu-se no ambiente de desenvolvimento do Arduíno, que é acessível, fácil de utilizar e com enormes potencialidades. O Bot’n Roll compatível com Arduíno está apto para participar nos principais eventos de robótica nacionais e internacionais, permitindo um aumento de performance quer no hardware quer no software.
Foi extremamente gratificante, verificar o empenho e entusiasmo dos alunos na programação e decoração do robô para o desafio da Dança e nos desafios Fun Challenge, Obstáculos e a Race of Champions. Sair do modelo tradicional é uma forma de as escolas proporcionarem uma experiência mais rica para a aprendizagem das crianças e dos adolescentes. E, atualmente, a tecnologia é um recurso valioso para as escolas serem um lugar mais atrativo para os alunos. O ensino desta prática é cada vez mais comum nas escolas, porque aproxima os estudantes das tendências tecnológicas do quotidiano.
A robótica faz com que os alunos tenham uma maior proximidade com a ciência e a tecnologia, áreas do conhecimento que geram grande interesse nos estudantes.
O uso da robótica em sala de aula, estimula o desenvolvimento da criatividade e a construção do conhecimento pelo próprio aluno, contribuindo para a definição de estratégias de resolução de problemas e envolvendo-o simultaneamente em soluções complexas que podem requerer pensamento de alto nível. A utilização da robótica como um recurso pedagógico, configuram desafios contextualizados, apresenta-se como um extraordinário potencial pedagógico para a abordagem de temas e conceitos multidisciplinares de uma forma prática, tangível e motivadora.
Programar num sistema eletrónico, controlando-o a partir de um computador com software específico, permite ao aluno assumir um papel ativo na construção dos seus próprios conhecimentos, reconhecendo a importância da reflexão sobre as decisões tomadas, aprendendo com os erros, tentando evitar repeti-los.
Verificou-se que a resolução de problemas que envolveram ações comandadas pelos alunos, despertou a atenção e a curiosidade do grupo. Acresce ainda que durante os desafios, os estudantes demonstram maior interesse e envolvimento no estudo da programação.
Os robôs tornam-se mais que um simples brinquedo, visto poderem realizar tarefas mais interessantes do que simplesmente alguns movimentos, podendo até ter um certo nível de autonomia. Os alunos montaram, programaram e analisaram o comportamento de um sistema robotizado, promovendo a interação e a autonomia do aluno.
Os professores responsáveis pela participação no evento agradecem aos grupos de alunos e respetivos encarregados de educação, parabenizando pela sua postura, empenho, participação, revelando espírito de colaboração e responsabilidade, pelo que é de salientar o sucesso do trabalho desenvolvido.
O Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira está de Parabéns uma vez que ficou em primeiro lugar no desafio da Dança.