O afeto é um dos sentimentos mais importante na vida das pessoas, pois através dele chegamos até ao amor, carinho, amizade, dedicação e tudo o mais que nos faz felizes. Nos últimos anos, a pandemia impediu-nos de celebrar os afetos de forma normal: mudou os nossos hábitos, roubou-nos o toque, os beijos, abraços ou apertos de mão. Este ano, o nosso Agrupamento de escolas voltou a comemorar, em pleno, a Semana dos Afetos (13 a 17 fevereiro).
O Projeto de Educação e Promoção da Saúde (PEPS), lançou vários desafios destinados a todos os ciclos de ensino, dos quais resultaram trabalhos muito interessantes e criativos. Os nossos alunos enviaram mensagens para pais, amigos, professores, fazendo alguém feliz com um simples gesto; fizeram declarações de amizade e receitas doces; criaram murais, mandalas, “Potes dos Afetos” e canções de afeto; fizeram meditação e saudação ao sol e trabalharam temas como “O discurso de ódio”, a igualdade de género e a violência no namoro. Todos os ciclos de ensino e grupos disciplinares trabalharam em conjunto para celebrar os afetos e assim, mais uma vez, contribuíram para fortalecer a concretização dos objetivos inscritos no nosso Projeto Educativo
Partilho convosco algumas evidências das atividades realizadas, desculpando-me por não ser possível a partilha de todo o trabalho desenvolvido. O sucesso da atividade só foi possível graças à colaboração e ao envolvimento de todos, a quem não posso deixar de agradecer vivamente.
A Coordenadora do PEPS
Sandra Pinheiro