A Programação e Robótica estão cada vez mais presentes nas nossas vidas. Em casa, no trabalho, na investigação, na indústria… cada vez mais recorremos  a ajuda de sistemas automatizados que executam diversas tarefas. Estes não necessitam de interação humana para funcionarem uma vez que integram diversos sensores (cor, som, luminosidade, etc) para executarem diferentes tarefas.

A programação e a robótica têm vindo a despertar, nos nossos jovens, maior curiosidade. Na verdade, programar pode ser algo muito simples e até divertido. Tudo depende de como olhamos para a programação.

Neste sentido, com o intuito de verificar a operacionalização de diversas atividades e compreender porque é tão importante para o Homem dominar estas novas tecnologias, realizou-se nos dias 9 e 11 de novembro, com as turmas B, C, E e F do 5º ano de escolaridade, D e G do 6º ano e F do 7º ano da Escola Prof. Carlos Teixeira um workshop “STEM”, dinamizado pelo Clube de Programação e Robótica da escola em parceria com o Prof. Dr. Tiago Pereira da Universidade do Minho, com o objetivo de despertar nos alunos o gosto pela programação e robótica, aplicada à STEM (Science, Technology, Engineering, and mathematics), promover a ciência e a tecnologia através da experimentação, promover a inovação e a criatividade, através da demonstração de atividades envolvendo a programação em Arduíno com recurso a sensores para a criação de um radar, indicação de chuva ou tempo seco e medição da temperatura e humidade do ar.

Os alunos revelaram um grande interesse e entusiasmo como resultado de uma interação direta e divertida entre professores/alunos, o que de certeza lhes despertou uma maior curiosidade e gosto pela programação e robótica. Foi um momento muito divertido, e importante para que se perceba como as tecnologias estão cada vez mais presentes no nosso quotidiano