Agrupamento de Escolas Prof. Carlos Teixeira vence a Final Distrital de Xadrez do Desporto Escolar, por equipas, nos escalões em que competiu: Infantis A, Infantis B e Iniciados.
É o resultado da dedicação, empenho, responsabilidade e compromisso que os alunos do grupo/equipa de xadrez tiveram com o projeto. Após um período complicado de pandemia, o grupo/equipa de xadrez do Agrupamento criado há poucos anos, voltou ao ativo com toda a força!
Integrados na série B da competição, o nosso Agrupamento participou com uma média de 20 alunos por encontro, sendo claramente o estabelecimento de ensino que contou com o maior número de alunos a participar na competição.
Na primeira fase, logo no primeiro encontro, tivemos três alunos no pódio: dois do escalão Infantil A (Salvador Candeias – 2º lugar e José Rui Abreu – 3º lugar, ambos da CTX11) e um do escalão de Infantil B (António Mendes do 7ºE – 1º lugar).
No segundo encontro, tivemos dois alunos no pódio do escalão Infantil A (Salvador Candeias CTX11 – 1º lugar e Martim Castro SM3 – 3º lugar).
No terceiro encontro, tivemos quatro alunos no pódio: dois do escalão Infantil A (Salvador Candeias – 1º lugar e José Rui Abreu – 3º lugar, ambos da CTX11) e dois do escalão Infantil B (António Mendes 7ºE – 1º lugar e Válter Lobo 6ºA – 2º lugar).
A grande maioria dos participantes teve prestações muito meritórias, alguns estiveram próximos das medalhas e por isso foram selecionados para a grande Final Distrital, na qual mostraram todo o seu valor contribuindo para a vitórias coletiva (apurada através dos primeiros 4 classificados por escalão), nos três escalões em que competimos.
Que estes resultados sirvam de incentivo para que mais alunos possam explorar a modalidade e se juntem ao grupo/equipa. Mesmo que o horário escolar não lhes permita treinar, há muitos aplicações nos telemóveis e internet onde podem jogar e/ou assistir a tutoriais no youtube muito úteis como “aberturas”, “mates” … conhecimentos importantes e fundamentais para elevar do nível de jogo de cada um.
No xadrez há dois tipos de jogadores: os bons e os duros. Eu sou dos duros. (Bobby Fischer)