O projeto “Biodiversidade na Escola” visou aumentar a consciência e o conhecimento sobre a biodiversidade local, com um foco particular nas aves autóctones. Através da modelação e impressão 3D, os alunos tiveram a oportunidade de criar modelos detalhados destas aves, contribuindo para o seu estudo e conservação.
Este projeto teve como principal objetivo dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade que nos rodeia no dia a dia, dando particular enfoque à diversidade de aves.
O desafio lançado às turmas F e G do sexto ano foi o de atrair a diversidade de espécies de aves para um espaço que frequentam regularmente (recinto escolar), através da elaboração de comedouros e/ou bebedouros, na observação das mesmas e dar a conhecer à comunidade escolar estas espécies. A exposição deste DAC encontra-se na escola e no padlet:
https://padlet.com/sandra_lidia/aves-entre-n-s-dac
Como produto final, os alunos voaram, literalmente, num dos maiores Fantasticable do mundo, onde deslizaram montanha abaixo entre curvas e contracurvas, conheceram as descidas Íngremes do Rio Poio ou os rápidos do Rio Tâmega, aprendendo que as aves fazem mais do que cantar!