Inspirados pela criatividade das comunidades das épocas do Paleolítico e do Neolítico, os alunos das turmas do 7º ano da nossa escola mostraram à comunidade escolar o modo de vida dos nossos antepassados, atividade inserida no Plano Anual de Atividades, proposta pelo grupo de História. Foram realizados trabalhos em diferentes formatos que ficaram expostos no átrio do bloco B, desde o dia 10 até ao dia 17 de novembro.

Os primeiros seres humanos recolhiam da natureza o que precisavam para a sua sobrevivência, tinham um modo de vida recoletor. Os alunos representaram, sobretudo, através de maquetas: cenas de caça, instrumentos de pedra lascada, domínio do fogo, pinturas rupestres e abrigos, destas comunidades do período Paleolítico.

As comunidades evoluíram e descobriam a agricultura, adotaram o modo de vida produtor e tornaram-se sedentárias, estas transformações levaram os historiadores a chamar a este período de Neolítico. Para mostrar como viviam estas comunidades, os alunos construíram réplicas de: aldeias neolíticas, vasos de cerâmica, teares e monumentos megalíticos.

A criatividade e o rigor dos trabalhos demonstram o empenho dos alunos na construção de conhecimentos históricos de forma prática e visual, contribuindo para enriquecer e consolidar as aprendizagens adquiridas durante as aulas.

Privacy Preference Center