Os nossos alunos das turmas do 7º ano, incentivados pelas suas docentes de História, pretenderam dar a conhecer à comunidade educativa a forma como viviam os nossos antepassados mais longínquos (os homens do Paleolítico e do Neolítico).

Para tal, brindaram-nos com trabalhos de diversa índole, que primaram pela criatividade, versatilidade e excelência: maquetas de recriação daqueles tempos recuados em que o homem das cavernas, de caçador-recoletor nómada, vivendo da caça aos animais de grande porte, da pesca e da recolha de frutos, bagas e sementes selvagens, se foi tornando agricultor e pastor sedentário construindo as suas habitações e vivendo já em aldeias. Alguns trabalhos apresentavam detalhes minuciosos e impressionantes. Assim, quem visitasse a biblioteca nesses dias podia ver como estes homens antigos faziam os seus instrumentos (pontas de seta e lanças) e como estes os usavam, a luta constante que travavam pela sua sobrevivência num ambiente verdadeiramente hostil, o que comiam e até como ocupavam os seus tempos livres, as obras de arte que produziam…

As maquetas reconstituiam sepulturas (antas) e cultos religiosos à Deusa-Mãe, transportando-nos para eras remotas da existência humana em que o Homem prestava culto às forças da Natureza e nada conhecia ou sabia sobre o mistério da vida ou da morte.

Estes materiais serviram de base à montagem de duas excelentes exposições que estiveram patentes entre os dias 29 de outubro e 13 de novembro na biblioteca-sede do agrupamento e na escola básica de Silvares e por certo, não terão passado despercebidas!