A Câmara Municipal de Fafe organizou em colaboração com os Agrupamentos de Escolas de Fafe a Assembleia dos Jovens Munícipes, e no dia 9 de julho, proporcionou aos alunos uma visita que seguramente não esquecerão, ao recente “Museu da Resistência e Liberdade”, em Peniche. A viagem ofereceu a visita a este memorial, dedicado aos quase 2700 presos políticos que a fortaleza deteve entre 1934 e 1974.

Com um percurso expositivo, os alunos puderam presenciar as celas de alta segurança, as celas individuais, a Galeria da Liberdade e a exposição “Resistência e Liberdade”, vivenciando muitos momentos que um preso político teria de passar no período do Estado Novo. Além disto, a memória visual é amplamente ligada com a história contada pelos funcionários, o que só fortaleceu as vivências daquele lugar. A visita envolveu ainda a Capela de Santa Bárbara, que conta a história da fortaleza e da prisão, o Fortim Redondo, lugar de isolamento e castigo, o parlatório, o pátio da cisterna e a livraria especializada. A vista espetacular para o mar contrastou com as celas dos presos políticos, recordando a a importância da liberdade e das dificuldades em estar naquele lugar, onde praticamente os presos não podiam falar e o som do mar preenchia esse vazio.

Foi um dia em cheio para todos os que participaram, uma experiência que ficou marcada para sempre, na qual os alunos participaram com entusiasmo.